Com o objectivo de se integrar numa política social de intervenção e de tentar responder às carências especificas dos grupos mais vulneráveis e/ou em situação de risco, o Gabinete de Serviço Social do Moinho da Juventude desenvolve um conjunto de esforços empenhados na resolução de situações problemáticas vividas pelas pessoas, potenciando a sua integração social.

Existem diversas problemáticas dominantes, destacamos, as questões relacionadas com a habitação precária, baixos rendimentos, muitas vezes fruto de situações de trabalho irregular, dificuldades no acesso a diferentes serviços, pela questão da documentação, muitas vezes, também irregular.

O Gabinete funciona de Segunda a Sexta-Feira entre as 9:30/13h e as 14/17:30 com uma Técnica de Serviço Social.

Neste Gabinete faz-se o acompanhamento social de diversas famílias, com o objectivo de contribuir para a prevenção e resolução de problemas, numa perspectiva de inserção social, facilitadora do exercício em cidadania.

Defendemos uma perspectiva de empowerment, num contexto dos direitos humanos e sociais, que se assenta numa prática de promoção dos direitos individuais.

A partir de Outubro, faremos parte do Sistema de Atendimento e Acompanhamento Integrado, enquanto freguesia da Buraca. Trata-se uma medida política, em que equipas divididas por territórios (freguesias) em regime de parcerias têm responsabilidades assumidas.

A Entidade Promotora é o Município da Amadora, a Entidade Gestora é a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Amadora e a Entidade Financiadora é o Instituto de Segurança Social.

Este atendimento visa promover a integração de prestação de serviços à população, pela organização de serviços locais de forma a conjugar um conjunto de serviços existentes e racionalizá-los sem que exista uma sobreposição de instituições e sim, uma melhor articulação entre eles.