Introdução

A Associação Cultural Moinho da Juventude foi consagrada como vencedora da edição de 2016 do, na categoria de Estudos e Investigação pelo trabalho Sabura 2004-2014 apresentado por Marco Pais Neves dos Santos com a estreita colaboração da Godelieve Meersschaert.

O estudo Sabura 2004-2014 tem como objetivos “(i) assinalar uma efeméride; e (ii) prestar contas à sociedade dos dez anos de trabalho do projeto Sabura (2004-2014) no Bairro do Alto da Cova da Moura, na Amadora, atividade desenvolvida pela Associação Cultural Moinho da Juventude, procurando sintetizar o modo como nasceu e cresceu, os desafios que foi enfrentando, os resultados alcançados, e algumas pistas sobre o futuro possível e provável”.

"Este ano letivo as crianças da sala 1 da ACMJ concretizaram inúmeras atividades pedagógicas inseridas no Projeto curricular de turma: As nossas historias e o Mundo!

Visando promover o nosso trabalho com as famílias e no Jardim infância planeamos atividades e conversas de grupo indo ao encontro dos interesses e necessidades de TODOS. 

Apos o 1 trimestre de ação pedagógica avaliamos com êxito uma participação ativa e entusiástica das famílias onde o feedback é positivo.

A sala teve 1 única desistência e as reuniões de pais contaram com 21 presenças onde foi discutido e planeado o PCT com a equipa pedagógica. 

O voluntariado este ano abraçou a Niki, uma colega educadora Húngara a qual ministra com alegria, empenho e profissionalismo a língua inglesa. Sessões de música e leitura de histórias em português e inglês acompanhadas pela flauta transversal... Uma delicia. 

Tudo e possível se a gente quiser... Um grande Obrigado ao Eduardo que continuara sempre a ser o nosso Maior Contador de histórias.. " 

'Este domingo decorreu a oficina "rebocos em terra", orientada pela arquiteta Ana Pato, no moinho, com o apoio da Cidadania participativa.

Foi uma oportunidade para descobrir as potencialidades da terra, um material do futuro, e para dar asas a criatividade. O próximo sábado continua a oficina. Vale a pena. Apareça