Projeto "O Pulo"

O PULO, valência de Formação Parental do Moinho da Juventude, tendo um Acordo Atípico com o ISSS, baseia-se numa metodologia elaborada pela Faculdade de Ciências de Educação da Universidade de Utrecht (Países Baixos), adaptada em 1997 para a realidade Portuguesa e aplicado no Bairro do Alto da Cova da Moura.

Objectivos

  • Formação Parental - Fortalecer a relação Pais/Filhos/comunidade;
  • Prevenir o Insucesso escolar atacando as causas na sua raiz;
  • Revelar que a brincar se pode ensinar e aprender;
  • Criar serviços de proximidade valorizando o trabalho das Mães de Bairro.

 

Equipa

v5 Mães de Bairro (Agentes de Educação Familiar)

v1 Coordenadora

v1 Educadora

v1 Psicólogo

v1 Assistente Social

 

Funcionamento da Equipa

Mães de Bairro - Acompanham semanalmente 84 famílias (crianças com idades compreendidas entre os 2 e 6 anos e o Encarregado de Educação), em dia e horários fixos. As sessões de trabalho são realizadas em casa das famílias com o Encarregado de Educação, que se responsabiliza por desenvolver durante a semana o mesmo tipo de actividade com a criança.

Coordenadora - Acompanha as Mães de Bairro nas visitas às famílias. Para além disso mantém-se como Mãe de Bairro de 1 Família que visita semanalmente.

Educadora - Reúne-se quinzenalmente com cada uma das Mães de Bairro para obter informações sobre o trabalho desenvolvido junto das famílias e deste modo traçar as linhas orientadoras de actuação, por forma a dar continuidade à intervenção, avaliando resultados e ajustando estratégias.

Reúne-se semanalmente com a Coordenadora, para obter informações sobre o decorrer do seu trabalho com as Mães de Bairro e Famílias e poder traçar orientações mais específicas, troca de experiências, informações, delineamento de orientações gerais do projecto e planeamento das Acções de Formação que se realizam, uma vez por trimestre.

Pulo - Formação Parental

Notícias