Intercâmbio MÁLAGA "Arte Urbana e Música Folclórica "
Foi uma experiência única, onde tive possibilidades de conviver com pessoas como eu, posso dizer assim, pessoas com arte em tudo o que fazem que gostam, mesmo que eu. Identifiquei-me muito com elas, era algo lindo de se ver a cumplicidade que tínhamos uns com os outros, parece que já nós conhecíamos a muitos anos, o carinho amizade foi muito importante para mim fez-me acreditar que ainda existe pessoas boas.
O facto de ter convivido com jovens de vários países fez-me ver a vida de outra maneira fez-me pensar em não desistir dos meus sonhos. Com esforço e dedicação conseguimos la chegar.
Os Módulos de formação foram:
· Bases da música, técnicas musicais e fusão; Workshop - pintando a música; Workshop - Pensamento crítico e escrita para a fusão musical;
· Preparação visibilidade de actividades internacional, dia das Mulheres;
· Visita a Málaga - Visibilidade das atividades internacional “O Papel das mulheres no local da organização”;
· Modulo Social: Delimitação conceitual, ferramentas de inclusão e questões transversais; Módulo pedagógico - Tipos de educação, metodologias e avaliação. Folhas pedagógicos;
· Atividades para visibilidade do projecto: Porta aberta com organizações locais;
· Apresentação do Programa Erasmus da União Europeia, Redes e projectos de intercâmbios futuro;
· Avaliação final
Aulas eram intensas, mas muito boas e no meio das aulas teóricas tínhamos sempre actividades para relaxar e interagirmos uns com os outros, era para que posássemos ser mais humanos, esses jogos foi uma maneira de ligar cada vez mais e a nossa amizade ficar mais forte. Eu amei cada segundo em ter ido á Málaga, deu me uma visão para que continue focada nós meus objectivos mais forte que nunca e poder ajudar como eu que estão nesta área os jovens.
Érica Fernandes (Leoa Afro)
Cidadania Participação comemora o dia da Mulher
No âmbito da comemoração do dia da mulher Cabo-verdiana, 27 de Março. Realizou-se uma atividade no Espaço Intergeracional da Associação Cultural Moinho da Juventude, na qual contou com a sinergia entre o CATL e a Cidadania Participativa (Atividade de alfabetização), na qual contou ainda, com a colaboração do grupo Finka Pé. Esta atividade foi organizada também, no âmbito do estágio académico, de Rosária Rego (mestrando do Mestrado de Educação e Formação -Desenvolvimento Social e Cultural, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa). Nesta atividade, participaram cerca de 23 crianças e jovens do CATL e participantes das atividades de alfabetização/Cidadania Participativa (10 participantes). Entre outros convidados. O objectivo desta atividade, além de ser uma homenagem às mulheres Cabo-verdianas, também promoveu a intergeracionalidade. Pois, algumas crianças dançaram e cantaram com as Finka Pé. A equipa da Cidadania Participativa, agradece a sinergia com o CATL e as Finka Pé, e aos restantes participantes, colaboradores e convidados.
DIA DA ÁRVORE – Creche Familiar
No dia 21 de março, dia da árvore, em Djunta Mô com a Creche Familiar foi efetuado a plantação duma aroeira na Casa da Ama Rosa, com a participação ativa da equipa de proximidade (amas e crianças) e com as madrinhas. (fotos em anexo).
Foi uma atividade muito bonita, assistida com muita atenção da parte das crianças e seguida pela rega por todas as crianças, cantando no fim varias canções para estimular o crescimento. Nem faltou a declamação duma poesia, neste dia que também é dia de poesia.
“Muito Belo, carinhoso e universal!
É Absolutamente Gratificante partilhar momentos tão significativos convosco.
VIVA A CRECHE FAMILIAR!!!muitos parabéns.”