Jardim de Infância

 

 O Jardim-de-infância da Associação Cultural Moinho da Juventude surgiu em 1995, funcionando com duas salas e acolhendo crianças dos 3 aos 5 anos de idade.

À medida que o bairro foi crescendo, verificou-se a necessidade de alargamento desta valência de modo a acolher as crianças, prestando assim um serviço de proximidade à comunidade.

2003 e 2006 são marcos no percurso da ACMJ e do Jardim-de-infância com a abertura da terceira e quarta salas. Em resposta às solicitações das famílias e em processos de negociação com a tutela, podemos agora integrar oitenta e quatro crianças.

 

A equipa

A equipa é formada por 4 educadores de infância e 4 auxiliares de acção educativa. Pelas parcerias com outras instituições, o J.I. íntegra voluntários e estagiários ao longo de cada ano lectivo. Contamos também com o apoio de uma educadora do ensino especial, uma pedopsiquiatra, um psicólogo e uma terapeuta da fala. Somos uma equipa multidisciplinar.

 

Objectivos

Os meus principais objectivos visam o harmonioso desenvolvimento pessoal e social da criança, para que as crianças aprendam a lidar consigo mesmas e com os outros.

 

Actividades pedagógicas

Nas quatro salas os adultos e as crianças realizam as actividades próprias da infância: fazem desenhos e pinturas, plasticina e digitinta, jogos de mesa e construções, recorte e colagem, brincam ao faz de conta, ouvem e contam histórias, conversamos em grupo e aprendemos cantigas.

No recreio brincam todos juntos, correm e fazem jogos. Enfim, crescem e aprendem sempre a brincar. Aqui também as crianças desenvolvem as suas potencialidades criativas, realizando desenhos, pinturas, estampagens, etc.

Através do faz-de-conta as crianças recriam histórias, fazem pequenos teatros, imitam acções do quotidiano.

Quando chega a hora de recreio, os grupos libertam todas as energias, a correr, a saltar, a gritar, a andar no escorrega, a fazer jogos de roda, jogos cantados, brincando livremente. É também a explorar o exterior que aprendem a manusear a terra, a plantar, a semear, a regar e a colher.

Quando se aproxima o bom tempo, há dias em que todos vão passear e aprender de forma diferente o muito que existe lá fora para conhecer.

 

Interacção com a família

A interacção com as famílias verifica-se durante todo o ano lectivo, desde que a criança é matriculada, até aos variados momentos do quotidiano.

Durante o ano pais e familiares, e todos aqueles que trabalham na Associação Cultural Moinho da Juventude reúnem-se para conversar, debater, trocar ideias, esclarecer dúvidas, brincar como as suas crianças. Favorecendo deste modo a interacção entre a família e a instituição, tentando em conjunto limar arestas, para proporcionar uma melhor educação a todas as crianças.

 

Valorização das diferentes culturas

Todo este trabalho sustentado na valorização das diferentes culturas presentes nas salas, no meio envolvente e na sociedade em geral. É bom assistir ao respeito mútuo que existe todos os dias.