Dia de 21 de Março de 2013 apresentaremos ao Presidente da Câmara da Amadora o plano da concretização do nosso sonho:
 
 
 

“Deram-nos o privilégio de deixar os nossos filhos com uma família ao criarem esta creche, o que muito agradecemos. Mas está na hora de deixarmos os nossos filhos numa família com um sorriso, mas também numa casa real, com total segurança e conforto. Está na hora da Creche Árvore criar raízes, agora que já provou ser capaz de tal e merecer essa evolução.”

(excerto da carta de uma mãe, em anexo).

 
 
 

 

A Creche “A Árvore”, no bairro do Alto da Cova da Moura, existe há 10 anos, desde 2003, e está instalada em contentores de 2ª mão, com garantia para 5 anos. Apesar dessas condições, tem já implementado um Sistema de Gestão de Qualidade, de acordo com as normas da Segurança Social. Dá apoio pedagógico das 06h00 até 21h00 a 60 crianças entre os 3 meses de idade e os 3 anos, num bairro em que metade da população tem menos de 25 anos. É, portanto, uma necessidade absoluta.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Amadora, Joaquim Raposo, prometeu uma Creche nova, de raiz, antes da expiração do prazo (em 2008) da garantia dos contentores.

 

Em 2005, apresentámos ao Sr. Presidente da CMA, um Projecto para uma Creche de raiz. Havia financiamento assegurado por um mecenas e a aprovação da Santa Casa da Misericórdia de Amadora para construir a Creche no terreno que lhe pertence. Porém, o Presidente da CMA impediu a construção, alegando que somente após a conclusão do Plano de Pormenor para a Cova da Moura seria possível construir na área abrangida pelo Plano de Pormenor.

 

Paradoxalmente, em 2010, iniciou-se, na Cova da Moura, a construção da Unidade dos Cuidados Continuados na área abrangida pelo Plano de Pormenor (a razão que impediu a construção da creche). O aval da Câmara Municipal de Amadora para esta construção deixou a Comissão de Bairro da Cova da Moura perplexa. Foram muitas as tentativas para obter esclarecimento do Presidente sobre esta licença de construção na zona abrangida pelo Plano de Pormenor da Cova da Moura, mas nunca obtivemos resposta a esta adopção de um peso, duas medidas.

 

 

Dia de 21 de Março de 2013 apresentaremos ao Presidente da Câmara da Amadora o plano da concretização do nosso sonho: a construção duma creche em adobe, projetada em articulação com a natureza e de modo a respeitar o ambiente, aproveitando as águas pluviais (SAAP) e usando painéis térmicos e solares. A construção deste equipamento irá valorizar os conhecimentos de construção dos moradores do bairro e proporcionar trabalho para os pais e os familiares, envolvendo toda a comunidade numa iniciativa pensada de raiz para as suas crianças.

 

Serão protagonistas dessa manifestação de vontade, em frente à Câmara Municipal da Amadora, as crianças, a comunidade, e os educadores, que estarão no local na quinta-feira, dia 21 de Março de 2013, às 11 horas, numa iniciativa que vos convidamos a divulgar e acompanhar.

 

Creche A Árvore

Notícias