CATL - Centro de Actividades de Tempos Livres

Participantes

O CATL destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos que frequentam o ensino básico.

Cerca de 80 crianças frequentam o CATL e trabalham em quatro salas:

  • Sala do primeiro ano, eventualmente podendo comportar uma ou outra criança do segundo ano
  • Sala do segundo e terceiro anos
  • Sala do quarto ano
  • Sala destinada a crianças que apresentam algumas dificuldades de aprendizagem

 

Responsáveis

O quadro de pessoal é composto por quatro técnicas de actividades de tempos livres, tendo apoio de um técnico de informática, e de uma jovem do Programa Ocupacional.

 

Horário de Funcionamento

1.º turno: das 8h às 13h
Pequeno-almoço: das 9h às 9h30
Almoço: das 12h às 13h

2.º turno: das 13h às 18h
Almoço: das 13h às 14h
Lanche: das 16h às 16h30h

 

Projecto pedagógico

A educação baseada em valores é o princípio orientador de todo o nosso trabalho.

 

Objectivos

  • Desenvolver na criança um padrão criativo de pensamento.
  • Desenvolver a sua capacidade de raciocínio e de análise.
  • Desenvolver atitudes de auto-estima e de respeito por si próprio, consequentemente aprender a gostar de si.
  • Promover igualdade de oportunidades de sucesso escolar, nomeadamente através de medidas que contribuam para compensar desigualdades específicas de aprendizagem e integração.

Como agentes de um sistema educacional, a principal meta é ajudar as crianças a desenvolverem-se, criando uma cultura mais rica em valores éticos e espirituais.

O CATL é uma ponte entre a família e a sociedade. Aposta-se numa revolução a nível das mentalidades, que só poderá ser realizada se a mudança se efectivar de dentro para fora, e de fora para dentro.

 

Áreas de trabalho

ØAjudar a criança na descoberta da sua identidade.
Como aprender a diferenciar:

oSentimentos

oComportamentos

oEmoções

ØMedidas preventivas e curativas:

oDespertar para o comportamento

oFormação de consciência

oEvolução psicológica

oPercepção/emoção

oSexualidade, princípios básicos

ØMetas:

oEquilíbrio emocional

oBem-estar

Ø"Mente sã em corpo são, cuido do meu corpo":

oHigiene

oVacinação

oAlimentação

 

Estratégia

vUtilização da "Caixa das Emoções"

vValorização dos recursos humanos, no meio social e no meio familiar (promove-se a participação dos pais e dos técnicos)

vContos, canções e jogos

Utilizam-se diversas formas de expressão:

§Teatro

§Dança

§Pintura

§Desenho

 

Actividades

Apoio aos deveres escolares

Aposta-se em apoiar a criança no cumprimento dos deveres escolares. Este é, sem dúvida, um trabalho de retaguarda, que funciona em termos de apoio e que tem dado resultados muito positivos, pois "brincando também se aprende"!

Considera-se este apoio prioritário. Mas, ao mesmo tempo, o apoio aos trabalhos escolares consome uma grande parte do tempo diário, o que priva por vezes de desenvolver, com a criança, outras actividades não menos importantes.

Actividades semanais fixas

§Ginástica

§Atelier

§Informática

§Jogos pedagógicos

§Iniciação ao teatro

§Passeios ao jardim

§Vídeo

Exploração de temas

Parte-se para a exploração de temas adequados às idades das crianças e relacionados com os seus interesses. Deste modo se proporciona aos grupos actividades significativas para a construção do conhecimento.

Visitas de estudo

O plano de actividades prevê a calendarização de visitas de estudo e passeios, como visitas a museus e exposições, idas ao teatro, celebração de festas, passeios a parques e jardins fora do concelho.

Proporciona-se, assim, às crianças momentos de alegria e boa disposição e um maior conhecimento do mundo que os rodeia.

Passeio de finalistas

No final do ano lectivo, o CATL promove um passeio convívio com as crianças finalistas. É uma festa de despedida para algumas delas, que terminam o seu 4.º ano, e ao mesmo tempo faz-se a passagem de testemunho ao Núcleo do Apoio Escolar do Moinho.

Colónia de férias

O ano lectivo encerra com a habitual Colónia de Férias, proporcionando às crianças dez dias de praia na Costa da Caparica.