Projeto Caleidoscópio

Objectivos:
Aplicando as fichas de trabalho do programa "O Pulo", pretende-se:
1. Fortalecer o envolvimento pró-activo das famílias, na relação com a criança, na promoção do desenvolvimento global (psicológico, cognitivo e social), fortalecendo as sensibilidades das famílias para com a aprendizagem da criança e a importância da sua motivação e estimulação
2. Diminuir a taxa de Insucesso e de Abandono escolar
2.1. Intervir numa altura precoce ao nível das crianças, com envolvimento das famílias e comunidade envolvente
2.2. Estimular o ingresso em Jardim-de-infância de um maior número de crianças
2.3. Mostrar que aprender, pode ser de facto um prazer
2.4. Desenvolver a aprendizagem no geral e em particular a aprendizagem linguística
2.5. Detectar problemas a nível de desenvolvimento em geral e de saúde em particular e encaminhamento para os devidos serviços
3. Criar uma rede de intervenção ao nível de acompanhamento e promoção do desenvolvimento global (psicológico, cognitivo e social) das crianças e da comunidade no geral
4. Proceder a uma avaliação contínua dos resultados alcançados na aplicação do projecto, no sentido de elaborar estratégias de abordagem eficazes e adequadas às dificuldades e problemas sentidos.
Funcionamento:
vAcompanhamento das famílias através de:
vPropostas semanais de aprendizagem duma competência através do jogo, repetido e reforçado pela família durante todos os dias da semana
vReuniões conjuntas com as famílias
vFormulação de estratégias para responder às necessidades das famílias, implicando-as activamente em todo o processo.
vSaídas para o exterior dos Bairros de forma a promover hábitos de interacção entre comunidades promotoras de uma melhor integração social
vInteracção entre os três bairros Santa Filomena, 6 de Maio e Cova da Moura, onde este projecto está a ser desenvolvido, com vista ao estabelecimento de um diálogo mais produtivo com troca de saberes e de experiências enriquecedores para todos os elementos envolvidos.
vDinamização dos vários órgãos associativos de cada bairro de forma a envolvê-los activamente em todo o processo.
Em Abril apresentou-se uma exposição ao Comissariado do Ser Criança e à Segurança Social propondo-se dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo projecto nos 3 bairros, através da inserção no Gabinete de Apoio e Aconselhamento "O Pulo". Ainda não tivemos qualquer resposta.
