Cova da Moura com Saúde

 

 

No passado dia 10 de Julho foi realizado, na Escola EB1 JI Cova da Moura, um rastreio de saúde e bem-estar que teve a aderência de aproximadamente 300 pessoas.

O desenvolvimento do projecto surgiu a partir dos alunos Ana Cristina Neves, Luciano da Silva, Ruth Salvaterra e Sabrina Mestre. Todos licenciando em Gerontologia Social, pela (ESEJD) Escola Superior de Educação João de Deus, como resultado final do estágio de exclusão social no bairro da Cova da Moura, na Amadora.

Os alunos envolvidos no projecto contaram com a participação directa da Prof. Dra. Susana Couto, supervisora do estágio, e das parceiras da ESEJD, AIT (Associação Internacional de Temperança e o Moinho da Juventude. Para a realização do Projecto foi indispensável o patrocínio de diversas empresas e instituições que graciosamente forneceram todo o material necessário para a realização do evento. Também foi extremamente importante a presença de um grupo de 70 voluntários que não mediram esforças atender às necessidades dos habitantes da Cova da Moura.

Foram realizados os seguintes exames por médicos, dentistas, enfermeiros e voluntários em geral: glicemia, tensão arterial, gordura corporal, visão, colesterol, forma física, capacidade respiratória e idade pela saúde. O Projecto Cova da Moura com Saúde contou também com a realização de 8 ateliês promotores de saúde dentre os quais destacamos: nutrição, hidratação, exercício físico, luz solar, ar puro, descanso, temperança e confiança.

 

 

 

O evento teve a cobertura dos média RTP África, Rádio Clube de Sintra e Rádio Sim. A todos os que não mediram esforços para que o evento se tornasse uma realidade, o nosso muitíssimo obrigado.

Texto escrito por Luciano da Silva

Notícias