No dia 10 de Junho as Finka Pé foram á Universidade de Aveiro participar na Performa, conferencias na área da etnomusicologia.

Foram cerca 20 batucadeiras acompanhadas por 2 pessoas da comunidade e os membros do Skopeofonia.

O autocarro partiu por volta das 11h  da Cova da Moura, por volta das 18h, as batucadeiras cantaram algumas músicas (desculpem, não tenho contabilizado), e deram um workshop sobre as histórias dos temas, os ritmos e as terapias do batuque. Lieve e Ricardo Cabral também participam no worckshop.

No dia 12 de Junho as Finka Pé atuam numa festa informal de casamento, na Brandoa.

Foram 12 batucadeiras a convite de amigos e familiares de algumas.

O Ricardo (Skopeofonia) foi a única pessoa que as acompanhou. A atução deu-se por volta das 21h.

 

 

No dia 26 de Abril 2015 o grupo Finka Pé fechou o Festival Corpo 2015 (Encontro Internacional de Dança) que decorreu em Sintra.

Foi realmente um final em beleza, pois subiu ao palco um grupo de meninas de dança contemporânea e em conjunto com as batucadeiras encheram o palco de cor, ritmo e muita alegria.

 

 

No dia 19 de Abril de 2015, o grupo de Batuque Finka Pé actuou no Auditório da Nossa Senhora da Boa Nova, no Estoril, em conjunto com o jovem músico Ritchaz. Jorge Ribeiro, professor de Etnomusicologia, que dedicou o seu doutoramento ao Batuque, apresentou o espectaculo em conjunto com Virgínia Varela do Finka Pé.
Foi uma descoberta para as pessoas do Estoril e de Cascais.
  

No dia 2 de Novembro, Nhu Eugénio, construtor de cimboa, e o grupo de Batuque Finka Pé animaram o Bartô no Chapitô.

 

 

           

A ARTE DO BATUQUE: DE “OFFENSIVO DA BOA MORAL” (EDITAL DE 18661) AO RECONHECIMENTO DA FORÇA TERAPÊUTICA E ARMA NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA (DOMÉSTICA)

“Um questionamento sobre as origens da pobreza e exclusão social, para além da afirmação dum caminho para o futuro.”

 

Finka Pé - Grupo de Batuque da Cova da Moura

Documentário "Contos de mulheres que dançam pela Liberdade", de Raquel Castro
Baseado no ensaio e espetáculo "Do nascer ao pôr do sol" de Amélia Videira (legendado em Caboverdeano, inglês, francês, neerlandês e português)

Se desejar adquirir o DVD dirija-se a Associação!

 

Notícias