Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa (GTO Lisboa)

O GTO Amadora é um grupo de jovens de diferentes bairros da Amadora que através do teatro, quer contribuir para a consciencialização da cidadania. Neste sentido o GTO Lisboa trabalha o método de teatro participativo onde os protagonistas não são os actores mas sim os espectadores. O público, nas nossas peças participa activamente no espectáculo.

O Teatro do Oprimido (TO) é uma metodologia de teatro participativo criada e desenvolvida pelo dramaturgo e director teatral Augusto Boal.

Esta metodologia baseia-se num conjunto de exercícios, jogos e técnicas teatrais que têm por objectivo tornar o teatro num instrumento eficaz na compreensão da realidade e na busca de alternativas para problemas sociais e interpessoais.

 

O GTO Amadora concentra o seu trabalho na técnica de Teatro Fórum.

O Teatro Fórum é uma técnica teatral que consiste em apresentar em forma de uma peça um problema e pede ao público para ajudar na sua solução. As peças são o resultado das vivências, lembranças, experiências e desejos dos actores. São peças que falam da realidade do público e convidam aos espectadores a representar as suas ideias para alterar o desenvolvimento da realidade. É por isto que no TO não se fala de espectadores mas sim de especta-actores.

A participação do público não é obrigatória. Aliás nada é obrigatório no TO. O nosso trabalho como actores do GTO Lisboa é a realização de peças reais, estéticas e teatrais que motivem ao público à participação. Esta participação estimula a reflexão sobre o passado, incentiva a transformação da realidade no presente e ajuda a todos os participantes a inventar o futuro. É isto o que faz do TO um teatro diferente.

Alguns dos temas abordados são:

§Sexualidade,

§Prevenção da SIDA,

§Prevenção DTS,

§Gravidez precoce,

§Toxicodependência,

§Insucesso escolar,

§Acesso ao mercado laboral,

§Discriminação.

O GTO Lisboa é um grupo de amadores abertos a novos participantes. Os ensaios são no Moinho da Juventude, na Cova da Moura todos os domingos das 13.00 as 16.00 horas.

O nosso contacto: GTO Lisboa TM: +351 96 8474613 ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .

 

Notícias