EQUAL – InterculturaCidade

www.interculturacidade.org

Em Setembro de 2004, a Associação Moinho da Juventude foi convidada a substituir o ISPA na organização do Curso de Animadores Interculturais no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária EQUAL, co-financiado pelo Fundo Social Europeu, tendo como Promotor a Junta de Freguesia de Santa Catarina.

Objectivos do Curso de Animadores Interculturais:

§Validar as competências informais dos formandos como processo do seu desenvolvimento pessoal, social e cultural

§Proporcionar aos formandos, competências específicas da Animação Intercultural, como instrumento de desenvolvimento comunitário

§Construir um espaço e um tempo de aprendizagens abertos à mudança, à inovação, à criatividade e ao exercício da cidadania

§Promover a inserção social dos formandos, através de novas competências sócio-profissionais

A Formação decorreu entre 27 de Setembro de 2004 e 26 de Março de 2005 nas Instalações de da Junta de Freguesia de Santa Catarina situada no Largo Dr. António Sousa Macedo 7 1200-153 Lisboa.

Grupo

O grupo é constituído por 14 formandos, com origem directa ou familiar de vários países e de várias etnias.

Na sua concepção observam-se 3 momentos importantes:

§A fase de inserção

§A formação presencial em sala

§A construção de um portfólio, baseado num balanço de competências

A Associação Moinho da Juventude, não esteve na concepção, preparação, selecção e organização da Formação, tendo iniciado a sua participação quando a acção estava iniciada. Substituiu o Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) que deixou de ser parceiro do Projecto Interculturacidade.

Como consequência do exposto se observaram acrescidas dificuldades de mediação e acompanhamento, bem como de prossecução dos objectivos inicialmente delineados.

Todo o trabalho de parceria existente, tem sido assimilado de um modo progressivo e dada a experiência da Associação com públicos multiculturais, foi possível um entrosamento e uma capacidade de resposta face às necessidades, que se crê de qualidade, quer na organização, quer na tentativa de resposta perante algumas dificuldades entretanto surgidas.

 

Notícias