Prémio Empreendedor Imigrante do Ano

 

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Empreendedor Imigrante do Ano e à Distinção das Melhores Práticas Autárquicas em integração de imigrantes, concursos promovidos anualmente, desde 2007, pela Plataforma sobre Políticas de Acolhimento e Integração de Imigrantes (Plataforma Imigração).


O Prémio Empreendedor Imigrante do Ano, no valor de vinte mil euros, será atribuído ao imigrante que revele especial capacidade empreendedora e de responsabilidade social na sociedade portuguesa, sendo simultaneamente um exemplo de integração proactiva e inovadora na economia.

O Município português cujo projecto autárquico (decorrido total ou parcialmente em 2010) mais tenha contribuído para um melhor acolhimento dos cidadãos imigrantes fixados no concelho, através de iniciativas inovadoras, originais e com um elevado grau de mobilização e abrangência, será, por sua vez, laureado com a Distinção das Melhores Práticas Autárquicas.

Em 2010, o Prémio Empreendedor Imigrante foi atribuído ex aequo a Ana Pérez, imigrante venezuelana a residir em Portugal há doze anos, programadora cultural, fundadora do Coro Gregoriano de Penafiel e empreendedora social, e Leila Sadeghi, iraniana residente em Portugal, há cinco anos, e empresária na área da estética e beleza. A Distinção de Melhores Práticas Autárquicas foi entregue à Câmara Municipal de Valongo pelo projecto “Valorizar a Diferença”.

A Plataforma Imigração foi criada para promover e divulgar os princípios básicos comuns para a integração de imigrantes definidos pela Comissão Europeia. Integra Fundações, Associações, membros do Conselho Económico e Social e confissões religiosas que têm vindo a desenvolver iniciativas em torno do tema da imigração, para mostrar que a sociedade civil organizada pode ser mais eficaz na facilitação da integração e na promoção de uma sociedade mais tolerante e valorizadora dos direitos humanos.

As candidaturas encerram a 30 de Setembro, sendo os prémios entregues em Dezembro, numa cerimónia pública a realizar na Fundação Calouste Gulbenkian.

Mais informações em: http://www.plataformaimigracao.org ou http://www.gulbenkian.pt/desenvolvimentohumano .

 

 

 

Notícias