• Batuque Finka P√©
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EQUAL - Emprego Apoiado

A missão principal deste projecto traduz-se no aumento do acesso dos jovens/ adultos ao mercado aberto de trabalho, através de planos individuais de suporte que, desenvolvidos numa perspectiva de empowerment , tenham em conta as suas potencialidades, interesses e necessidades.

Tendo por base uma perspectiva de empowerment e de defesa de direitos, este modelo tem como objectivo promover o acesso a um emprego remunerado no mercado aberto/competitivo de trabalho, sendo que este contexto constitui um espa√ßo privilegiado para aceder a recursos econ√≥micos e benef√≠cios sociais, para a aquisi√ß√£o e desenvolvimento de compet√™ncias, para o exerc√≠cio de papeis sociais valorizados, para o estabelecimento de novas rela√ß√Ķes e de redes de suporte social, fundamentais para uma participa√ß√£o e inclus√£o social efectivas.

Neste sentido, o Moinho tem investido na formação em posto de trabalho, através da promoção de estágios profissionais, e apostando numa forte ligação com o meio empresarial.

Consideramos que estas ac√ß√Ķes de forma√ß√£o em contexto de empresa t√™m proporcionado uma experi√™ncia para os jovens/adultos a aquisi√ß√£o e desenvolvimento de conhecimentos e compet√™ncias profissionais e sociais, bem como um lugar que lhes proporciona uma experi√™ncia de trabalho significativa, aumentando a sua proximidade com o mercado de trabalho e as oportunidades de emprego.

Da nossa reflex√£o, temos verificado que a forma√ß√£o em posto de trabalho, ao proporcionar ao jovem/adulto a ocupa√ß√£o de um posto de trabalho numa empresa, trabalhando lado a lado com outras pessoas e colaborando na realiza√ß√£o de tarefas profissionais comuns, tem constitu√≠do para estes uma oportunidade para o desenvolvimento de rela√ß√Ķes fora do bairro que contribuir√£o para desmistificar os preconceitos e estere√≥tipos, para o alargamento das redes sociais e para a diminui√ß√£o dos factores de exclus√£o.

Por outro lado, esta metodologia permite o desenvolvimento de percursos individualizados de inserção profissional e social, a partir da definição de projectos de vida claros e de acordo com os interesses, competências e necessidades de cada pessoa.

Deste modo, as pessoas podem identificar, comparar e avaliar v√°rias op√ß√Ķes profissionais, de forma a realizarem as escolhas com base nos seus interesses, aspira√ß√Ķes e compet√™ncias.

Procuramos, neste sentido, envolver os pr√≥prios jovens/adultos na constru√ß√£o, defini√ß√£o e implementa√ß√£o do seu projecto de vida, ao fomentar o seu processo de participa√ß√£o e de decis√£o individual a v√°rios n√≠veis: procura de emprego; defini√ß√£o da √°rea de forma√ß√£o; contactos com empresas; defini√ß√£o das suas pr√≥prias necessidades e recursos; procura de solu√ß√Ķes para resolu√ß√£o de problemas pessoais; familiares ou sociais; resolu√ß√£o de conflitos..

Uma outra componente essencial deste projecto é a existência de um sistema de apoio continuado e flexível que possibilite o sucesso e a manutenção do emprego e as oportunidades para o desenvolvimento da carreira.

Este apoio é fomentado pelo técnico de emprego apoiado, funcionando como uma estrutura mediadora, implicando neste processo os suportes naturais e os serviços comunitários existentes.

Nesta perspectiva, a potencialização de suportes naturais quer das empresas quer da vida social e familiar das pessoas são fundamentais.

O suporte prestado pelos colegas e pelos tutores (respons√°vel na empresa pela promo√ß√£o da forma√ß√£o e inser√ß√£o do jovem/ adulto) tem-se constitu√≠do como um efeito positivo em termos do desempenho profissional e do fortalecimento das rela√ß√Ķes com a empresa, sendo tanto mais eficaz, quanto maior for o seu envolvimento no per√≠odo de forma√ß√£o e no acompanhamento do processo de inser√ß√£o.

Da mesma forma, o envolvimento da família e amigos neste mesmo processo é uma estratégia que permite uma maior facilidade de envolvimento da pessoa e uma melhor gestão e controlo por parte desta no seu projecto de formação e emprego (ex: conciliação da vida familiar com a vida profissional).

Por outro lado, outro aspecto a ter em conta é que o projecto individual de formação e emprego não pode ser considerado de forma isolada. Este é integrado em termos dum projecto de vida global, pelo que se articula com objectivos e necessidades em termos habitacionais, educacionais, sociais e de lazer, implicando uma articulação com outros recursos e serviços da comunidade.

A adapta√ß√£o do modelo de emprego apoiado √† esfera de interven√ß√£o do Moinho da juventude tem constitu√≠do um desafio no trabalho de terreno (interven√ß√Ķes territoriais), o qual tem funcionado como um processo em constru√ß√£o, feito de insucessos e sucessos.

 

Metodologia

Temos investido num acompanhamento que seja flex√≠vel √†s v√°rias op√ß√Ķes poss√≠veis num projecto de vida: procura directa de trabalho, realiza√ß√£o de um est√°gio profissional, procura de forma√ß√£o profissional, aumento das habilita√ß√Ķes liter√°rias.

As nossas estratégias de suporte têm-se baseado (de uma forma resumida) nas seguintes fases:

  1. Escolha de Emprego/ Formação

¬ßIdentifica√ß√£o e valoriza√ß√£o dos interesses, conhecimentos, qualifica√ß√Ķes e compet√™ncias - balan√ßo de compet√™ncias;

§Proporcionar informação sobre o mercado de trabalho e necessidades de formação;

§Construção de um portfólio (valorização das experiências pessoais e profissionais, quer formais e informais).

  1. Procura de Emprego/ Formação

§Elaborar currículos e cartas de candidatura;

§Procura de ofertas de emprego (jornais, internet,..);

§Procura de empresas para realização de estágios;

§Utilização da base de dados das empresas da Aerlis para a realização de estágios;

§Marcação de entrevistas;

§Contactos com empresas;

§Visitas às empresas;

§Identificação de cursos de formação;

§Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

  1. Obtenção e manutenção de Emprego/ Formação

Temos apostado, sobretudo, na formação em posto de trabalho, através da promoção de estágios profissionais:

§No local de trabalho: procuramos envolver os empresários e colegas de trabalho, identificando inicialmente o Tutor que será responsável pelo acompanhamento e formação em posto de trabalho do jovem/adulto. Através de um acompanhamento periódico, em que se estabelece uma relação forte de proximidade entre técnico, tutor e jovem/adulto, procura-se em conjunto identificar necessidades de apoio a nível profissional e relacional. Existe, neste sentido uma reunião de avaliação de carácter mensal, na empresa, onde participam estes três elementos (e outros quando necessário, ex: colegas).

¬ßFora do local de trabalho: temos apostado num apoio individual, atrav√©s de reuni√Ķes de acompanhamento, em que o jovem/adulto se desloca duas vezes por m√™s ao Moinho para as mesmas. Nestas reuni√Ķes o jovem/adulto faz um balan√ßo/ reflex√£o de como est√° a decorrer o seu est√°gio. Por outro lado, procura-se envolver as redes individuais (familiares, amigos, outros profissionais) e coordenar com outros servi√ßos necess√°rios ao processo (INDE, Gabinete de Legaliza√ß√£o do Moinho,..).

Nos casos onde existe quer uma procura directa de emprego quer de cursos de forma√ß√£o profissional, o nosso acompanhamento √© feito atrav√©s de um contacto permanente (atrav√©s de reuni√Ķes de acompanhamento) com o jovem/adulto e com as fam√≠lias e amigos. Tal permite, apoiar o jovem/adulto nas dificuldades/necessidades que surjam.

No futuro, pretendemos investir, ainda, no suporte de grupo, promovendo reuni√Ķes entre jovens/adultos que j√° se encontram empregados e jovens/adultos que se encontram a iniciar o seu processo, funcionando este como um grupo de ajuda m√ļtua ( ver dificuldades sentidas ).

  1. Suporte pós-colocação

§Mantendo um contacto contínuo com as empresas e/ou respectivos jovens/adultos e suas famílias.

Temos, ainda, investido na articula√ß√£o com Associa√ß√Ķes promotoras de Iniciativas Locais, no que destacamos o trabalho desenvolvido com a Associa√ß√£o Nacional de Direito ao Cr√©dito atrav√©s da experi√™ncia do micro-cr√©dito, a qual permite √†s pessoas a cria√ß√£o de neg√≥cios pr√≥prios. Esta estrat√©gia visa a cria√ß√£o de emprego que v√° de encontro a interesses, compet√™ncias e motiva√ß√Ķes das pessoas.

 

Recursos

Na pr√°tica, temos apostado num trabalho em parceria com:

¬ßAssocia√ß√Ķes Empresariais (ex:Aerlis) - no sentido de sensibiliza√ß√£o dos empres√°rios e contactos com empresas;

¬ßAssocia√ß√Ķes promotoras de Iniciativas Locais (ex: Associa√ß√£o Nacional de Direito ao Cr√©dito) - no sentido de articular a metodologia de emprego apoiado com outras iniciativas;

§Outros projectos Equal com objectivos semelhantes (ex: Plataforma Integrada da Amadora) - no sentido de aumentar e de articular a capacidade de resposta e de acesso a recursos;

§Empresas (caso de estágios profissionais) - no sentido de criar uma relação de proximidade;

§Organismos ligados à formação/educação (ex: Inde - ligada ao Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) - no sentido de aumentar as competências das pessoas;

§Outras entidades/ serviços (ex: Gabinete de Legalização do Moinho que articula com o SEF) - no sentido de responder melhor às necessidades e interesses das pessoas;

§Famílias e amigos - no sentido de facilitar o envolvimento e participação do jovem/adulto;

¬ßJovens/ adultos - chave fundamental para o sucesso do seu projecto de emprego: quanto mais pr√≥ximo este projecto estiver das motiva√ß√Ķes e interesses do jovem/adulto, mais real e efectivo ser√° o seu envolvimento.

 

Resultados já alcançados:

Este projecto já envolveu 44 pessoas. Procurámos investir na Igualdade de Oportunidades de forma a criar um critério de igualdade no acompanhamento das mesmas. Consideramos que esta etapa foi alcançada, tendo em conta que destas 44 pessoas, 22 são do sexo masculino e 22 do sexo feminino.

Como já foi referido, uma das nossas apostas consistiu na formação em posto de trabalho. Assim, foram promovidos 28 estágios, sendo a sua duração máxima de 6 meses.

De uma forma breve, o ponto de situação é o seguinte:

Dos 28 est√°gios promovidos:

§3 pessoas encontram-se ainda em estágio, das quais 2 têm já a possibilidade de ficarem contratadas;

§9 pessoas desistiram do estágio, das quais 2 continuam a ser acompanhadas;

§15 pessoas finalizaram o estágio e encontram-se contratadas com acompanhamento pós-colocação;

§1 pessoa finalizou o estágio mas não foi contratada, porém continua a ter acompanhamento.

Das 4 pessoas que se candidataram a projectos do Micro-Crédito:

§2 pessoas encontram-se com candidatura aprovada;

§2 pessoas encontram-se na fase de elaboração da candidatura.

Das 10 pessoas que acompanhámos em termos de procura directa de emprego/ formação profissional:

§7 pessoas desistiram do projecto por motivos pessoais;

§2 pessoas já se encontram empregadas;

§1 pessoa encontra-se num curso de formação profissional.

Encontramo-nos, ainda, a acompanhar 2 est√°gios curriculares

Por √ļltimo, √© de salientar, que destas 44 pessoas, 3 encontram-se em processo de Reconhecimento, Certifica√ß√£o e Valida√ß√£o de Compet√™ncias. Contudo, existem outras 9 pessoas tamb√©m integradas neste processo, embora n√£o estejam a ter um acompanhamento enquadrado no √Ęmbito do projecto.

 

Resultados

Ao n√≠vel dos grupos de trabalho, os produtos resultantes das ac√ß√Ķes s√£o os seguintes:

§Manual de Boas Práticas sobre os Percursos Integrados de Inserção- inclui os instrumentos das fases do processo (Acolhimento, Auto-determinação, Inserção no Mercado de Trabalho, Pós-colocação).

§Formação de técnicos de emprego apoiado - incluí a mala formativa, o perfil do técnico, os instrumentos a utilizar.

§Formação de tutores - incluí a mala formativa, o perfil do tutor e instrumentos.

§Ferramenta informática - é um programa informático para utilização das empresas que inserem determinados indicadores de acordo com os objectivos do projecto, de modo, a que o candidato possa seleccionar a empresa conforme os seus interesses e necessidades e o mesmo para a empresa.

¬ßIndicadores de qualidade - instrumentos que permitem aferir da qualidade do servi√ßo de emprego apoiado realizado pelas organiza√ß√Ķes. Os indicadores destinam-se aos t√©cnicos de emprego apoiado, ao servi√ßo, aos candidatos e aos tutores.

¬ßPr√©mio anual para empres√°rios - um pr√©mio que ser√° entregue anualmente √† empresa que melhor tem prestado servi√ßo no √Ęmbito dos objectivos do emprego apoiado.

§Manual de Boas Práticas sobre o Trabalho em Rede - é um manual que procura descrever, com a inclusão de narrativas, o funcionamento da Parceria de Desenvolvimento, do acompanhamento e avaliação do projecto, dos meios de comunicação utilizados pelos parceiros, da sustentabilidade e continuidade do projecto, das competências necessárias ao trabalho em parceria (sobretudo o empowerment individual e organizacional, as competências dos técnicos) e a participação do Fórum para a Diversidade e o seu papel no projecto.

§Mala formativa "Liderança e Cidadania".

§Mala formativa Partners in Policymaking - é um curso de auto-representantes e destina-se a pessoas com deficiência adultas e pais de crianças com deficiência.

§Mala formativa "Igualdade de Oportunidades".

¬ßManual de Reconhecimento e Valida√ß√£o de Compet√™ncias Informais das auxiliares de ac√ß√£o educativa - √© um instrumento que visa reconhecer e validar as compet√™ncias de pessoas adquiridas por via informal ou formal ao longo da vida. √Č um instrumento inovador e que ir√° funcionar, quer em manual, em CD e por via Internet.

§Referencial de competências transversais.

 

Sustentabilidade

Todo o investimento no desenvolvimento deste projecto tem resultado na concretização da implementação do Gabinete de Emprego Apoiado. A reflexão sobre a sustentabilidade deste gabinete permitiu que procurássemos articular a prática de emprego apoiado com outras actividades já existentes no Moinho, nomeadamente os cursos de formação profissional.

Desta forma, as candidaturas que nos encontramos a elaborar para futuros cursos de formação profissional a desenvolver no Moinho, incluem já a componente de formação em contexto de trabalho, através da realização de estágios profissionais em mercado aberto de trabalho, implicando, desta forma, toda a metodologia de emprego apoiado.

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